A Norfin, gestora de investimentos imobiliários de referência em Portugal, assinala 25 anos na Gestão de Ativos e Investimentos Imobiliários, com o objetivo de continuar a crescer de forma sustentada e sustentável, apoiando o mercado nas suas necessidades, através de serviços profissionais e rigorosos.
“A história mostra-nos que o Grupo tem tido sucesso por saber adaptar-se e posicionar-se, ao longo dos diferentes ciclos económicos, indo ao encontro das necessidades do mercado e, nomeadamente, dos investidores, nacionais e internacionais, que procuram Portugal para investir”, explica Francisco Sottomayor, CEO do Grupo Norfin.
Ao longo de um quarto de século, a gestora liderou projetos transformadores para o país, tendo tido sob gestão um total de 34 fundos, de um total de 61 veículos de gestão, correspondentes a cerca de cinco mil milhões de euros em ativos.
“Todos os fundos que gerimos são importantes para nós, embora haja alguns que publicamente sejam mais reconhecidos. É o caso do Office Park Expo, que deu origem ao Campus da Justiça em Lisboa, que veio revolucionar os edifícios de escritórios; ou o Palácio da Junqueira, integrado num fundo que em 2005 já se dedicava à reabilitação urbana. Atualmente, temos projetos que, pelas suas características, vão impactar muito positivamente as áreas onde estão localizadas. Refiro-me ao Campo Novo, no topo do Campo Grande, que alia Residencial a Escritórios e Retalho, ou o Monview em Miraflores e o inolvidável edifício de escritórios do futuro Oriente Green Campus, junto ao Parque das Nações. A isto juntam-se, por exemplo, os diferentes projetos que gerimos em Vilamoura”, acrescenta.
Nos últimos anos, o Grupo tem registado um crescimento significativo no volume de negócios, com os ativos sob gestão a ultrapassarem os dois mil milhões de euros em 2024. Do Porto à Grande Lisboa e estendendo-se ao Algarve, a atividade do Grupo está centrada essencialmente na promoção imobiliária, “mas há muito conhecimento dentro de casa que é a prova de que a Norfin tem estado no caminho certo para atrair investidores nacionais e internacionais”, conclui.
A sustentabilidade dos projetos que gere é outro dos focos do Grupo Norfin que, como refere Francisco Sottomayor, o segredo do negócio está em conseguir-se “rodear dos melhores advisors, construtores, prestadores de serviços, fornecedores que forma equipa alargada com os nossos colaboradores das diferentes áreas de negócio”, referindo ainda que para o presente e futuro “a nossa visão é continuar a ultrapassar os limites do que é possível em desenvolvimento urbano e gestão de ativos, criando espaços que não só sejam funcionais e apelativos, mas também sustentáveis e benéficos para as comunidades que servem”.
Ao celebrar este marco, a empresa olha para o futuro com a intenção de continuar o seu legado de excelência, rigor e inovação na gestão de investimento imobiliário.