O grupo Europa Education, do qual faz parte a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM, é o primeiro ocupante do Oriente Green Campus, em Moscavide, edifício de escritórios do futuro, gerido pela Norfin SGOIC.
O contrato de 20 anos foi assinado no início de abril, estando prevista a abertura do campus das instituições de ensino superior para o ano letivo de 2025/26, com a possibilidade de entrada em setembro de 2024. No total, serão ocupados 17 .000 m2, aproximadamente 40% do edifício Oriente Green Campus.
Pedro Salema Garção, Asset Management Commercial Director do Grupo Norfin refere que “Estamos muito satisfeitos por termos um estabelecimento de ensino, com dimensão internacional, como é o caso do grupo da Universidade Europeia. As necessidades do inquilino fizeram com que procedêssemos a alterações na infraestrutura, o que resulta em dois edifícios autónomos dentro do Oriente Green Campus. Estas alterações refletem a flexibilidade e adaptabilidade da infraestrutura, mas também um aspeto que para nós é essencial e que se resume a satisfazer as novas necessidades das empresas, seja para as suas sedes, seja para escritórios”.
“Este novo campus é mais do que uma simples infraestrutura de última geração, moderna e vanguardista; é a materialização de um salto qualitativo no domínio da inovação, qualidade e dinamismo na experiência de ensino e aprendizagem que as instituições oferecem aos estudantes. O edifício traduzir-se-á numa peça essencial para impulsionar não apenas o projeto do Europa Education Portugal, mas também o desenvolvimento do ensino superior como um todo”, afirma Carlos Bertrán, diretor geral do grupo.
Por se tratar de um estabelecimento de ensino, foi necessário proceder-se a um conjunto de alterações na infraestrutura central, adaptando o edifício para que a entrada Oeste seja exclusiva para uso da Universidade Europeia, ficando a área ocupada independente e delimitada.
O grupo Europa Education é o maior grupo de ensino superior privado da Península Ibérica e detém a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM em Portugal. Conta, atualmente, com campus universitários em Lisboa e Porto.
Com previsão de conclusão de obras para o segundo trimestre de 2024, o Oriente Green Campus em Moscavide conta com uma área interior total de 41,100 m2 e ainda 18,700 m2 de zonas exteriores. Idealizado para estar na vanguarda da sustentabilidade (com certificações LEED Platinum e WELL Platinum), o edifício contará com variadas amenities, como um food court de uso exclusivo dos utilizadores, ginásio, auditório, extensas zonas verdes e estacionamento para veículos, incluindo bicicletas, bem como um sistema de ventilação natural que permitirá uma maior renovação do ar no interior e uma redução do consumo energético.
O projeto é gerido pela Norfin SGOIC e pertence ao fundo Multiusos Oriente – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, detido pelos participantes Orion V European 19 S.À.R.L e Orion V European 20 S.À.R.L que representam o investidor Orion Capital Managers.